Primeiro passo de tentante: Planear a gravidez

terça-feira, dezembro 15, 2015

(Créditos inseridos na imagem)

Hoje resolvi falar um pouco sobre o inicio da minha experiência de tentante, mas especificamente, sobre os primeiros passos que tomei para embarcar nesta nova etapa da minha vida.

Encontrei esta imagem no google imagem e achei que seria um bom começo, admito que não segui os 6 passos descritos na imagem, mas já falo melhor sobre isso.

Eu não tomava nenhum contraceptivo hormonal pois mesmo que afirmem o oposto, acho que andar a mexer o o nosso sistema hormonal não vai fazer lá muito bem futuramente, não quero dizer com isto que nunca utilizei a pílula, pelo contrario, mas nunca tomei mais de um ano seguido (utilizei a mini-pílula depois de ter tido a minha filha enquanto amamentava e antes de colocar o DIU e mais tarde voltei a utilizar a pílula quando retirei o DIU). Bem isto tudo para dizer que como não tomava qualquer contraceptivo hormonal, não prestava atenção à duração do meu ciclo logo sabia ao certo qual a duração dele, mas sabia que tinha ciclos +/- regulares e que estes não eram muito grande, pois todos os meses eu menstruava e esta aparecia sempre uns dias mais cedo do que no mês passado.

Portanto a primeira coisa coisa que fiz foi ver qual era a duração do meu ciclo, esperei pela menstruação que veio a 11/06/2015 e depois voltou dia 07/07/2015, continhas feitas, tive um ciclo de 26 dias através desse ciclo ia passas a calcular o período fértil e os próximos ciclos.

A segunda coisa que fiz foi falar com o meu marido pois ele sempre disse que não queria ter filhos, tivemos uma conversa muito sincera com ele onde cada um de nós falos dos nossos sonhos e receios... descobri então que o maior medo dele em ter filhos seria tornar-se num pai igual ao que ele teve (que digamos não era um bom exemplo de pai), mas eu tranquilizei-o dizendo-lhe que estava a fazer um excelente trabalho com a minha filha, melhor do que o pai dela alguma vez fez na vida e que quando tivesse-mos o nosso filho que ainda ia ser melhor pai do que é agora, que a harmonia em que vivemos e o ambiente familiar que temos é o melhor que existe para se criar um filho... Resumindo, no final da nossa conversa concordamos em embarcar nesta viagem.

O próximo passo que tomei foi começar a tomar o "folicil" (entretanto este mês deixei de tomar o "folicil" e comecei a tomar o "Matervita", um suplemento mais completo para quem está gravida ou a tentar engravidar), comecei a adoptar uma alimentação ainda mais saudável e inicia-mos os treinos a 19/07/2015, altura do meu período fértil.

Agora vou falar doa 6 passos da imagem...

  • Passo 1 - Avaliação médica: Não fiz por vários motivos, não me batam já que eu explico... desde que sai da terra onde cresci que deixei de ter medico de família e só no inicio deste ano consegui arranjar um para mim e para a minha filha no centro de saúde, mas ainda não conheço o medico nem tive nenhuma consulta com ele... Poderia ter procurado um GO particular, mas não conheço nenhum bom aqui onde moro e não queria estar a gastar dinheiro para ser mal atendida... E por ultimo, tenho dois trabalhos e como podem imaginar isso deixa-me com pouco tempo disponível e por isso acabei por ia adiando... Mas já tenho planeado que se neste ciclo não engravidar, em Janeiro vou procurar fazer a avaliação médica e ver se está tudo bem comigo e com o meu marido
  • Passo 2 Mudança de hábitos: Aqui não houve muita alteração pois eu e o meu marido não fumamos, eu não bebo álcool nenhum, o meu marido bebe muito raramente uma cerveja (nestes 6 ciclos de treinos ele bebeu 4 ou 5 cervejas e era quando vinha algum amigo  aqui a casa). Eu comecei a tomar o "folicil", mas ao 6º ciclos mudei para o "Matervita", ele começou a tomar cápsulas de óleo gérmen de trigo (também tomo até à data da ovulação). Em relação à alimentação, mesmo antes de iniciar os treinos não comia frituras nem carne de porco, depois de iniciar os treinos voltei a apostar nas sopas e em refeições ainda mais nutritivas e saudáveis.
  • Passo 3 - Actividade física: Outro ponto negativo, nem eu nem o meu marido fazemos actividade física (dai eu ter muito cuidado com a nossa alimentação)... Eu ainda faço algumas caminhadas quando vou trabalhar, mas ele é muito preguiçoso kkkkkk... Bem, mas este ciclo vou tentar fazer algumas caminhadas com os meus cães para ver se consigo perder algum peso, não é que eu esteja muito gorda, mas posso perder uns 7kg que não me faria mal nenhum (peso 67kg e meço 1,63m)
  • Passo 4 - Exames: Eu sou dadora de sangue por isso sei que não tenho doenças infecciosas e consequentemente o meu marido também não (se tivesse transmitia-me e acusava nas analises quando vou doar sangue), a ultima doação que fiz foi no final de maio e recebi o resultado a meio de Junho onde referia que estava tudo ok... Era para voltar a doar em Setembro, mas como podia haver a probabilidade de estar gravida, não doei (com muita pena minha)
  • Passo 5 - Não usar método contraceptivo: Como já tinha referido, não usava pílula, os métodos contraceptivos que usávamos era o preservativo e o coito interrompido que paramos de "usar" quando iniciamos os treinos é claro
  • Passo 6 - Actualizar o cartão de vacinas: Já estava actualizado, só tenho que levar a próxima vacina em 2020


Bem esta publicação está a ficar maior do que eu estava à espero, por isso vou ficando por aqui, se me lembrar de mais alguma coisa de importante sobre o meu inicio de treinos depois publico. 


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Instagram